Ginásio de Eterna, Cidade de Eterna, Região de Sinnoh; Dia 24 de Dezembro, 9h37.
- Starly, ataque de asa!
O Starly voou em direção ao Cherrim e o acertou com suas asas. O Pokémon ficou caído e o pássaro deu meia-volta e o acertou novamente. O Cherrim caiu com o rosto no chão e se levantou, cambaleante. Começou um raio solar, mas foi interrompido pela bicada do Starly. O pássaro começou a brilhar quando o Cherrim ficou fora de combate.
- Vai evoluir! - disse Lyrche, das arquibancadas.
O Pokémon foi envolto por uma luz branca e sua silhueta começou a mudar de forma. As asas do pequeno pássaro se abriram, maiores do que nunca, e o próprio Starly cresceu também. E então a luz parou. E lá estava um Staravia.
- Roserade, eu escolho você!, gritou Gardenia.
- Staravia, golpe aéreo!
O Staravia atacou e o Roserade esquivou rapidamente. Alguém entrou no recinto e sentou-se na ponta da arquibancada. Kyo virou-se com o som da porta e viu o garoto da Rota 202... Rey... Ray...
Gardenia aproveitou o momento de distração e atacou com mega dreno. A energia do pássaro foi sugada e Roserade pulou, revitalizado. Staravia atacou com derrubar e acertou, mas o oponente logo se levantou e usou picada venenosa. O pássaro, envenenado, gemeu e usou o ataque rápido. Derrubou o Roserade e caiu junto, enfraquecido. O Pokémon de grama usou as folhas mágicas e deixou o oponente fora de combate.
- Piplup, é a sua vez! Hidrobomba!
O pinguim atacou e causou pouco efeito no Roserade.
- Kyo, sua anta, água é pouco efetivo contra grama, dã! - o insulto veio de May.
Kyo acenou, aceitando o xingamento como um encorajamento. Estava agora revigorado e podia vencer a batalha.
- Piplup, bicada broca!
O bico do Pokémon brilhou e cresceu e lançou Roserade contra a parede, deixando-o fora de combate. O Piplup voltou ao normal e foi para o lado de Kyo.
- Patético - murmurou Ray, e saiu.
Todos ignoraram Ray e Gardenia foi ao encontro de Kyo.
- Parabéns, Kyogre. Você conseguiu me impressionar. Aqui está a Insígnia da Floresta para você. Treine, se fortaleça e boa sorte no seu caminho para a Liga!
Staravia, o Pokémon Estorninho. Eles voam em grupo sobre as florestas e campos de seu território procurando insetos. As disputas grupais são geralmente violentas nessa espécie.
Roserade, o Pokémon Bouquet, atrai suas presas com um doce aroma e então ataca com seus chicotes espinhentos escondidos nos braços. Cada mão contém diferentes toxinas, mas ambas juntas podem usar um ataque quase fatal.