Ovos Pokémon são objetos vivos dos quais todos os Pokémon nascem. Os ovos mudam dependendo do Pokémon que abriga e nunca há dois ovos iguais. Nos jogos, porém, os ovos são todos iguais, provavelmente para salvar espaço na mídia do jogo.
Ovos são produzidos quando dois Pokémon que pertencem a grupos de ovos compatíveis e têm sexos opostos se reproduzem. Os ovos conterão a primeira fase evolucionária da mãe e ataques que sua espécie aprende ao longo do tempo, algum TM ou HM que seu pai possuía ou um ataque de ovo {ataques que são quase sempre repassados de pai para filho} do mesmo. Uma garota em Solaceon, onde há uma das Creches Pokémon, diz que nunca se viu um Pokémon botar um ovo então é confimado que não se sabe como eles surgem. Nenhuma explicação paralela surgiu para sua existência, porém é mais admitido que os detalhes não estão nos jogos como eles realmente são.
Os sprites dos ovos mudam através das gerações:
Alguns Pokémon, conhecidos como Pokémon bebês são de vez em quando encontrados eclodindo de um ovo e sabe-se que o ovo não se quebra, ele se torna o Pokémon.
Observe algumas imagens de ovos eclodindo:



Em Pokémon, os fósseis de Pokémon extintos são itens que podem voltar à vida no laboratório de pesquisas da Ilha Cinnabar, na Corporação Devon ou no Museu de Mineração de Oreburgh. Os processos foram desenvolvidos separadamente supostamente ao mesmo tempo.
Por causa desse método, geralmente os Pokémon anciãos são chamados Pokémon fósseis. Eles sempre são metade do tipo Rocha. Não se sabe se é porque eram assim no passado e seu tipo Rocha os permitiu sobreviver como fósseis até hoje ou é devido à sua petrificação. Nos jogos, poucos jogadores possuem Pokémon fósseis porque é considerado raro obter um.
Abaixo segue uma lista de fósseis, com suas informações:



























