Museu de Lilycove, Cidade de Lilycove, Região de Hoenn; Dia 7 de Janeiro, 19h54.
Os amigos procuravam pelos corredores do Acervo Mitológico com garra, mas tinham limitações. Não podiam tocar nas peças em exibição, o que dificultava a procura. Haviam passado três vezes por um quadro com uma imagem semelhante à que caiu do livro da Biblioteca de Sinnoh e nada. Era difícil procurar sem tocar em nada. E podia não levar a nada. Se ao menos todas aquelas pessoas esquisitas não estivessem com os olhos vidrados fixos neles, poderiam disfarçar algumas tocadinhas no acervo. Os mapas não estariam deixados por aí. Estavam escondidos em algum lugar.
- E esse lugar nós vamos descobrir de madrugada - disse Don.
- O quê? Nós viremos aqui de madrugada?
- Sim, quando não houver ninguém de olhos vidrados nos observando.Museu de Lilycove, Cidade de Lilycove, Região de Hoenn; Dia 8 de Janeiro, 2h43.
- Don, você tem certeza de que isso vai dar certo?
- Claro, May! Vamos repassar o plano.
- Entramos os três, tomamos cuidado com alarmes e sirenes, sempre olhando para a frente. Se não houver ninguém nós procuramos, encontramos e damos no pé - disseram os três em coro.
- Eu sei de tudo isso, Don, mas algo não está me cheirando muito bem. Vamos fazer assim: vocês vão na frente. Eu fico aqui fora vigiando, tudo bem?
- May, você está com medo?
- Não, eu estou receosa, é mais legal.
Don sorriu.
- Olha, tudo bem. Nós vamos fazer isso apenas por dois motivos: não quero uma briga bem aqui. Poderíamos chamar muita atenção e outro, eu sou um garoto. Não posso te forçar a entrar.
- Ótimo. Boa sorte, senhor cavalheiro.
Don liberou Tropius e montou com Lyrche.
- Nos vemos depois, então!
O Tropius voou para cima do museu, onde Don e Lyrche desceram. Don guardou Tropius e soltou Chimchar. Este, com uma chama controlada, derreteu parte da claraboia de vidro do teto do museu, por onde Don e Lyrche entraram. No ar, Don liberou Ursaring, que segurou os dois. Todos os Pokémon guardados, eles começaram a busca no corredor do Acervo Mitológico. Mas uma voz os sobressaltou.
- Procurando algo, queridos?
- Éris - grunhiu Don.
Éris Quarrel estava na entrada do Acervo Mitológico, de frente para Don e Lyrche, que estavam no final do corredor. Atrás dela estava a cientista da Usina Eólica do Vale, Atena Wisdom era o nome. A luz da lua entrava pela clarabóia do teto, formando um círculo entre os dois lados.
Éris falava enquanto Atena movia-se habilmente pelas sombras do museu.
- Vocês sabiam que é feio invadir os lugares? Crianças como...
- Você também invadiu esse museu, Éris - replicou Don.
- Não invadimos. A recepcionista permitiu - disse a bruxa calmamente.
- Porque você a enfeitiçou! Ela e todas as outras pessoas!
Atena se aproximou do enorme quadro emoldurado que tinha a ilustração do livro da Biblioteca de Sinnoh, três Pokémon monstruosos batalhando sob uma tempestade. Éris ignorou a interrupção e continuou.
- Crianças como vocês deveriam estar dormindo a essa hora. Atena, pegue os mapas. Eu coloco os bebês para dormir.
Dizendo isso, ela liberou seu gordo Purugly junto com o Rotom e o Haunter da Mansão da Floresta. Don escolheu Steelix, Ursaring e Tropius enquanto Lyrche corria ao encontro de Atena.
Os fantasmas de Éris desapareceram no ar enquanto Purugly avançava vagarosamente para Ursaring. Tropius e Steelix ficaram confusos com o sumiço dos oponentes e começaram a girar em volta, em busca dos inimigos.
Tropius levou um golpe repentino e caiu. Steelix tentou acertar o Pokémon invisível que bateu no parceiro, mas errou o golpe e levou outro por trás. Don começou a ficar preocupado. Ursaring e Purugly giravam em círculos, um esperando o outro atacar, enquanto Steelix e Tropius eram espancados pelo ar. Tinha que haver um modo de saber aonde os fantasmas estavam, mas como?
Lyrche pegou Atena desprevenida enquanto ela tirava o quadro do lugar, e a empurrou para longe. Lyrche removeu o quadro. Não havia nada atrás dele. Ela ficou parada apalpando a parede, em busca de algo estranho e foi pega pelas costas.
- Pegar as pessoas pelas costas é covardia, mocinha - ralhou Atena.
- Por acaso o lema de vocês é 'faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço'? - questionou Lyrche, puxando o braço de Atena e a imobilizando no chão - Você está enferrujada, cientista. Sedentarismo traz desvantagens, querida. Você deveria deixar o computador de lado por um tempo. Agora me diga, o que há com esse quadro?
- Você acha que eu vou contar? - ironizou Atena, trocando de lugar com Lyrche e imobilizando a garota - Essa guerra está nas mãos da Equipe Galática, querida. Desista.
52 - Reencontro desagradável

Pokémon and related are © 1995-2010 Nintendo, Creatures inc. and GAME FREAK inc. ™ and ® are trademarks of Nintendo, Creatures inc. and GAME FREAK inc.
Copyright ©; 2008-2010 Pokémon Fanclub.